quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

15 mitos e verdades da chapinha!

Olá meninas,
Estou aqui para falar para vocês um pouco dos males da chapinha!
Você sabe o que é Ribossomo?
Se não irá saber agora, nesses dias eu estava tendo aula na escola sobre ciências e o professor falou sobre o ribossomo e disse que é uma proteína que existe no nosso corpo e também no nosso cabelo, e quando usamos a chapinha queimamos ou tiramos essas proteínas, e essas proteínas deixam o cabelo natural, quando você passa a chapinha tira o ribossomo, e o cabelo fica liso, mais uma curiosidade as proteínas irão voltar claro quando você lavar os seus cabelos, ai voltar ao normal e suas proteínas estarão devolta rs! Mais também com o tempo o seu cabelo ficará ressecado, com pontas duplas e todo quebradiço!
Então vamos lá falar um pouco mais sobre esse assunto!
Irei falar sobre 15 mitos e verdades da chapinha!

1. Escova progressiva prejudica o cabelo
Verdade: O formol e outros alisantes, usados nessas escovas, oxidam e destroem parte da proteína dos fios, deixando-os mais quebradiços, porosos e sem brilho. As progressivas costumam ser associadas a secadores e pranchas, o que agride mais ainda o fio.A Anvisa diz que os vapores do formol são altamente agressivos às mucosas, olhos e aparelhos respiratórios: Existem processos que não agridem tanto quanto as escovas com formol, por isso, procure um profissional de confiança.

2. Tinturas causam queda
Mito:
  As tinturas agem apenas nos fios, não nas raízes. A menos que a mulher tenha alguma alergia aos componentes ou não utilize corretamente (exagerando no tempo, por exemplo).  Atualmente, as colorações mais modernas são compostas de aminoácidos que protegem o fio, pois fecham as cutículas que foram abertas pela amônia. Para os alérgicos, existem colorações sem corante sintético, que têm menos quantidade de amônia.

3. É proibido lavar o cabelo todo dia
Mito:
 Pode lavar, principalmente se ele for oleoso. Ficar muitos dias sem lavar a cabeça pode causar seborréia, o ideal é fazer movimentos suaves com as pontas dos dedos e diz, também, que cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, com xampus específicos e sem massagens excessivas, para não estimular a produção de óleo. Quanto ao condicionador, passe apenas nas pontas.

4. Secador e chapinha prejudicam os cabelos
Verdade: Secador muito quente pode aumentar a incidência de seborréia. A chapinha deve ser feita com os cabelos secos, para não haver choque de temperaturas e causar a ruptura dos fios. No caso da chapinha, o perigo é maior ainda, pois, ela pode chegar a temperaturas em torno de 200ºC.  

5. É necessário usar xampu anti-resíduos
Verdade:  Se houver o uso de muitos produtos no cabelo, o anti-resíduos é essencial. Assim, o cabelo fica desintoxicado do excesso de química.  Até para os que usam apenas xampus, condicionadores e cremes de hidratação. 

6. Cabelos descoloridos ficam mais frágeis
Verdade:
 No processo de descoloração, ocorre a quebra da cutícula do cabelo, o que os tornam mais frágeis. Além disso, ficam mais desidratados,  Faça uma hidratação após a descoloração e tinturas, para devolver as camadas protetoras.  Evite mexer em fios danificados por processos químicos. Uma descoloração pode deixá-los ainda mais fracos.

7. Cortar as pontinhas com freqüência dá força ao cabelo
Mito:
 De maneira alguma. Dependendo do corte, pode até afetar a raiz.  Cortar elimina as pontas duplas e as partes danificadas, dando um efeito de cabelo saudável. Só isso. O fio cresce cerca de um centímetro por mês, aparando as pontas ou não.

8. É bom usar ampolas de vitaminas no xampu
Mito:
  Não resolve, pois o xampu não fica tempo suficiente na cabeça para penetrar as vitaminas.   O ideal é uma dieta equilibrada, capaz de fornecer essas vitaminas, que agirão de dentro para fora, e não o contrário.

9. É preciso fazer máscaras semanais
Em termos:
 Não é obrigatório, mas, depende do estado das madeixas. Se estiverem muito ressecados, sim, . Cabelos danificados, tingidos ou alisados necessitam de tratamentos intensivos e, neste caso, as máscaras são uma excelente alternativa.

10. Chapéus prejudicam o cabelo
Verdade:
 Usá-los com os cabelos molhados pode causar seborréia,  ainda para os tecidos que deixam o couro cabeludo úmido. Isso favorece a proliferação de microorganismos, podendo desencadear vários problemas. Para piorar, alguns chapéus, se forem apertados, podem agredir as raízes.

11. Alimentação influencia
Verdade:
 Sem pestanejar, todos concordaram. A falta de nutrientes, como ferro e zinco, pode levar à queda.  Uma alimentação balanceada  especialmente rica em proteínas e vitaminas antioxidantes  mantém os cabelos fortes e saudáveis. Dentre as mais importantes, estão as vitaminas A e C.  Para o bom funcionamento das glândulas sebáceas e lubrificação dos fios, invista nas gorduras insaturadas, como o azeite de oliva.

12. Prender o cabelo estraga os fios
Verdade: Pessoas que têm os cabelos crespos e costumam prender com força, ao longo do tempo, podem perder os fios da parte da frente do couro cabeludo, pois os fios começam a nascer mais para trás . Essa tração prejudica não só a extensão dos fios, como a raiz. Para não ter problemas,  a mulher deve amarrar os cabelos só quando estiverem secos e por pouco tempo.

13. Problemas de saúde são os maiores causadores de queda
Verdade: Anemia, alterações da tireóide, doenças reumatológicas, remédios para depressão ou emagrecimento, podem derrubar os fios.

14. Alongamentos estragam o cabelo
Em termos:. O melhor processo é o feito com cabelo natural, que pode ser tingido, moldado e embaraça menos que o sintético. E se esse processo for mal feito, há o risco de destruir os fios verdadeiros.   O pente e o secador precisam passar longe das emendas de cola. Eu recomendo que as mulheres coloquem e retirem o alongamento com o mesmo profissional, para evitar danos.

15. Água quente faz mal para os fios
Verdade:
 Ela contribui para o aumento da seborréia e pode causar queda: Água muito quente estimula a produção das glândulas sebáceas. Mesmo no inverno, tome banho com água morna. O problema maior é associar a água quente com os detergentes agressivos presentes nos xampus. A combinação de água quente com xampu pode danificar os fios. Recomendo não usar água muito quente e deixar o xampu em contato com os cabelos o menor tempo possível. A conseqüência das altas temperaturas é a diminuição da oleosidade natural dos fios, que formam uma capa protetora.

Então é isso meninas,
Espero que gostem, beijinhos até o proximo post!

6 comentários:

  1. olá flor adorei as dicas muito boas mesmo algumas coisas eu não sabia valeuu
    eu antes num largava a chapinha srsr mas agora deixei ela um pouco de lado sabe ..adorei flor te seguindo beijos .http://cfmile.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flor,
      É muitas não conseguem largar a chapinha, mias você pode até usar mais é só não abusar rsrs!
      Beijinhos e Obrigada por seguir já estou seguindo o seu :)
      Blog meninas com Maquiagem!

      Excluir
  2. adorei as dicas http://essenciaffeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flor,
      Obrigado!
      Irei seguir o seu blog!
      Beijinhos!
      Blog Meninas Com Maquiagem!

      Excluir
  3. Oi flor tudo bem ???
    Nossa adorei o seu post muito legal mesmo
    é bom saber os mitos e as verdades sobre a tão amada chapinha :)
    te espero la no meu blog

    http://palavrasdeumagarota1.blogspot.com.br/

    bjosssss

    ResponderExcluir